É muito comum utilizadores de Mac usarem o Google como o seu motor de busca predefinido, sem sequer pensarem muito sobre o assunto. E o mesmo aplica-se ao browser Google Chrome, também por uma questão de hábito.
Hoje vimos mostrar-te que, apesar do que possa parecer, o Chrome pode não ser a melhor opção de browser nos dispositivos Apple. Primeiro que tudo, é estranho que, para muitos fãs da Apple, o Safari não seja a primeira escolha, já que a Apple dá sempre primazia à privacidade e à segurança nos seus produtos, já para não falar da melhor integração dos softwares de raiz.
A verdade é que há muitas vantagens em usar o Safari.
O Safari é bem mais leve que o Chrome
O Google Chrome é conhecido por drenar a bateria e ocupar muito espaço de memória. Se tens, por exemplo, um MacBook Air com 8GB de memória RAM e usas o Chrome, a performance do teu portátil está, certamente, a ser afetada. Quanto mais memória é usada pelo Chrome, menos fica disponível para as restantes aplicações e o teu Mac fica mais lento.
Como a Apple produz o browser, o computador e agora até o processador, é normal que funcionem melhor juntos. Além disso, a equipa responsável pelo Safari obedece à seguinte regra: as novas funcionalidades só podem tornar o Safari mais rápido e nunca mais lento. Consequentemente, o Safari carrega páginas com mais 50% da velocidade do que o Chrome.
Mais privacidade
Se usas o Google Chrome, é quase impossível não teres um bloqueador de anúncios, já que é da publicidade que a Google obtém uma parcela significativa dos seus lucros. Além disso, para que esses anúncios sejam direcionados ao target pretendido, a Google rastreia constantemente a tua atividade.
Por outro lado, o Safari mantém os teus dados privados e seguros, bloqueando cookies de rastreamento e reduzindo a obtenção de impressões digitais dos dispositivos, tudo por predefinição. Se pagares pelo iCloud, podes ainda usar o Reencaminhamento privado iCloud, que funciona como uma VPN para as tuas pesquisas no Safari.
Sincronização em todos os teus dispositivos Apple
O Safari sincroniza todos os teus separadores através do iCloud. Se precisas de voltar a uma pesquisa que deixaste no Mac ou no iPad, podes abrir esse separador no iPhone e continuar sem perderes tempo à procura. Podes ainda fechar separadores abertos noutro dispositivo, o que facilita a limpeza e organização das tuas pesquisas.
Só precisas de te certificar que tens esta opção ativada. Vai a Novo Separador, toca em Editar e ativa a opção Separadores do iCloud.
Melhor organização dos separadores
O Safari tem funcionalidades que te permitem organizar melhor as tuas pesquisas. Os Grupos de Separadores, por exemplo, são a ferramenta perfeita para um projeto específico ou um hobby. Na vista geral dos separadores, carrega no botão do menu, escolhe Novo Grupo de Separadores e dá-lhe um nome.
No iOS 17 e no macOS Sonoma, podes ter grupos de separadores com perfis diferentes, caso tenhas dados de navegação separados para trabalho e faculdade, por exemplo. Com perfis diferentes, os grupos de separadores terão conjuntos de palavras-passe e dados guardados distintos entre si, para que não precises de estar sempre a entrar e sair de contas diferentes.
O mágico Porta-chaves iCloud
O Porta-chaves iCloud é a melhor forma de gerires as tuas palavras-passe. Apesar de conseguires fazê-lo de forma parecida no Chrome, essas palavras-passe só ficam mesmo no browser da Google. Com o iCloud Keychain, as palavras-passe ficam guardadas em todos os teus dispositivos Apple. Funciona até com autenticações de dois fatores e com as passkeys.
Concluindo, apesar daquilo que parece ser a opinião geral, se olharmos com atenção, o uso do Safari mostra-se bem mais vantajoso que o uso do Google Chrome.
Deixa o teu comentário